Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Orgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

O Centro Social e Cultural da Paróquia do Divino Salvador de Real (CSCPDSR) é uma Instituição de Solidariedade Social (IPSS) de origem canónica, sedeada em Real – Vila Meã, no extremo ocidental do concelho de Amarante e limitada a norte pelas freguesias de Travanca e Mancelos, a nascente por Banho e Carvalhosa, a sul por Castelões e S. Mamede de Recezinhos e a poente por terras de Lousada, tem uma privilegiada localização geográfica, ocupando uma zona central entre os municípios de Amarante, Penafiel, Marco de Canaveses, Lousada e Felgueiras, de cujas sedes dista entre 10 a 20 Km. 

Antes da existência da Instituição a nível local já se encontrava, através da Conferencia de S. Vicente de Paulo, a ser desenvolvido junto dos mais carênciados um trabalho mais assistencialista. Depois de identificados e verificado que este tipo de resposta já não era suficiente surge a necessidade de apresentar uma resposta institucional de forma a colmatar as falhas existentes nesta área em termos de respostas sociais à terceira idade.

Assim surge o Centro Social de Real, desenvolvendo uma atividade social, fundamentalmente dirigida ao apoio aos idosos, o CSCPDSR tem 2 protocolos assinados com o Instituto de Segurança Social, IP (ISS, IP) desde 2004, para Centro de Dia (30 utentes) e para Apoio Domiciliário (30 utentes), sendo que 8 utentes são abrangidos pelo Apoio Domiciliário Qualificado.

Ao longo dos seus 11 anos de existência, o CSCPDSR tem sido fundamental para a vida das pessoas que acompanha, contribuindo para a satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária dos seus utentes, através de um vasto conjunto de serviços de apoio. 

 No entanto, o CSCPDSR não termina a sua responsabilidade social junto da comunidade apenas no apoio e assistência à terceira idade. Em Abril de 2005 celebrou um protocolo com o ISS, IP no âmbito do Rendimento Social de Inserção e desde Janeiro de 2009 que têm um protocolo para o Serviço de Atendimento Integrado. Importa ainda referir que o CCPDSR é parceiro do Banco Alimentar, sendo responsável pela distribuição de alimentos a mais de 100 famílias carenciadas.

Hoje, o CSCPDSR é um pequeno agente dinamizador da economia local, empregando 20 colaboradores e contribuindo direta e indiretamente para o crescimento das empresas locais através da aquisição de bens e serviços.

Ao nível de instalações o CSCPDSR, recorreu ao programa PARES II do ISS, IP em meados de 2008 para reconstruir um antigo edifício, cedido pela fábrica da Igreja através de um contrato comodato, tendo resultado numa obra de incontestável beleza e dotada de todas as condições para a prática e concretização daquela que é a sua Missão.

Missão:

Ser uma resposta social para apoiar os (as) clientes na satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas e famílias.

 

Visão:

Promover a resposta social de forma sustentada, integrada numa rede de parceiros sociais e outras partes interessadas que, em sintonia, antecipem necessidades e expectativas.

 

Valores:

Os valores que regem a nossa atividade são:

- Ética;

- Integridade;

- Solidariedade;

- Respeito;

- Humanização;

- Igualdade de tratamento.

Direção/Conselho de Administração

Presidente: Pe. António Jorge Correia de Oliveira

Vice-Presidente: Davide Monteiro de Magalhães

Secretário: Vera Márcia Oliveira da Silva

Tesoureiro: Rodrigo Albino Teixeira Mesquita

Vogal: Maria Irene Alves Magalhães Teixeira

 

Conselho Fiscal

Presidente: Teresa Marta Magalhães Teixeira

Primeiro Vogal: Eduardo Augusto Archer Leite Queirós

Segundo Vogal: Serafim Martins da Silva

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais